sexta-feira, 30 de maio de 2008

Vendas de Mac chegam a 66% do mercado nos EUA




No primeiro trimestre de 2008, as vendas de Mac no mercado americano representaram 66% de todos os computadores vendidos com valor acima de 1000 dólares. O número cai para 14% quando levados em conta todos os modelos.

É válido ressaltar a rapidez no crescimento da Apple nesse seguimento: em janeiro de 2006, a empresa detinha 18% do mercado. A cifra saltou para 57% em setembro de 2007, chegando aos 66% em 2008.

Uma pergunta de longo prazo é se a saturação do seu mercado de computadores acima de 1000 dólares irá limitar o crescimento da Apple. Se os consumidores já não são atraídos por esses produtos, o crescimento das vendas deverá estagnar. Enquanto isso, até agora, a Apple tem sido resistente quanto a entrar no mercado de baixa margem. O único produto que se encaixa nesse nicho, o Mac mini, está com rumores de pender por um fio.

Esse fenômeno pode explicar a intenção aparente para experimentar nichos de mercados que antes não eram satisfeitos pelas ofertas da Apple. Um produto como o MacBook Air poderá expandir sua já grande parcela de mercado dos produtos com valores acima de 1000 dólares. Se o sucesso continuar, entretanto, a única alternativa será o mercado abaixo dos 1000 dólares para novos consumidores.

Fonte: MacRumors

Nenhum comentário: