Muita gente comentando, mas pouca gente sabe exatamente oque a tecnologia "3G" pode nos oferecer.
Pesquisei um pouco e encontrei informações bem legais sobre o assunto:
HSDPA (High Speed Downlink Packet Access) – Release 5
Tecnologia 3G evolução do WCDMA Release 99, provê maiores velocidades de transmissão de dados no downlink trazendo ao usuário móvel a experiência da banda larga. Atinge taxas de transmissão de dados máximas de 1,8 Mbps a 14,4 Mbps (downlink) e 384 kbps (uplink).
Freqüências para 3G
A compra de um dispositivo 3G (celular, smartphone, modem ou cartão de dados) requer atenção a alguns aspectos relevantes. Dentre eles, destaca-se a freqüência de operação.
O Brasil contará com redes 3G operando em duas faixas de freqüências: 850 MHz e 2100 MHz. A faixa de 850 MHz já é utilizada no País há vários anos. Compreende as bandas (subfaixas) A e B do SMP e acomodou no passado sistemas de primeira (AMPS) e segunda (CDMA, TDMA, GSM) geração. Algumas operadoras dispõem desta faixa em determinadas regiões, e optaram por iniciar suas operações 3G em 850 MHz, casos da Telemig Celular (agora Vivo), Claro, CTBC Celular e TIM. A faixa de 2100 MHz foi licitada em dezembro de 2007. Compreende as subfaixas F, G, I e J do SMP. As primeiras operações 3G nesta faixa serão iniciadas em 2008.
Detalhes adicionais poderão ser obtidos em
www.tecnologia3g.com.br/frequencias.php.
Neste contexto, ao adquirir um dispositivo 3G, o usuário deverá considerar:
• A oferta atual de 3G e os planos de implementação de 3G nas regiões em que utilizará o dispositivo, em cada faixa de freqüência. Algumas operadoras oferecerão 3G em 2100 MHz apenas, outras poderão fazê-lo em 850 MHz e/ou 2100 MHz;
• As freqüências em que o aparelho desejado opera em modo 3G. As especificações dos dispositivos à venda indicam tanto as faixas de operação em modo 3G (UMTS, HSDPA) quanto em modo 2G (GSM, GPRS, EDGE). Encontram-se hoje no mercado as seguintes variações:
A. Aparelhos que operam em modo 3G na faixa de 2100 MHz apenas. Neste caso, ao deixar áreas onde só exista cobertura em 2100 MHz, o aparelho operará em modo 2G (GSM/GPRS/EDGE);
B. Aparelhos que operam em modo 3G nas faixas de 850 MHz e 2100 MHz. Neste caso, o usuário poderá utilizar o dispositivo em modo 3G em qualquer local onde haja cobertura 3G, independendo da freqüência;
C. Aparelhos que operam em 850 MHz, 1900 MHz e 2100 MHz. Tais dispositivos contemplam também o suporte à operação em modo 3G na faixa de 1900 MHz, utilizada nos EUA e em alguns países da América Latina.
Vale lembrar que todos os dispositivos 3G operam também em modo 2G, quando as redes 3G não estão disponíveis. Nesta situação, quatro faixas de freqüências podem ser utilizadas: 850 MHz, 900 MHz, 1800 MHz e 1900 MHz. Os dispositivos encontrados hoje podem operar em modo 2G em duas, três ou nas quatro faixas citadas.
Texto de: Paulo Breviglieri
Nenhum comentário:
Postar um comentário