quinta-feira, 26 de junho de 2008

Página Mestra no InDesign

Encontrei um tutorial bem interessante no blog da kika. Confesso que eu mesmo me perdia com essas coisas no indesign. Com a ajuda da "pagina mestra" as coisas se tornaram bem mais faceis.

Página Mestra - inDesign
por: kika

Antes de ensinar, vou explicar o que é uma página mestra no InDesign. Quando você está responsável pelo layout ou editoração de uma revista, livro ou qualquer coisa do genêro, é comum ter objetos padrões em todas as páginas, objetos que serão os mesmos em todo seu projeto ou pelo menos em algumas páginas de determinada seção.

Quais objetos seriam esses? Simples: o rodapé, com numeração de página, mês de veiculação ou então a gravata da revista com nome da seção, ou nome do livro. Todos esses objetos podem ser inseridos da forma desejada na página mestra e usadas em quantas e quais páginas do projeto for necessário. Sem precisar fazer um por um em cada página ou ficar no Ctrl C + Ctrl V.

Também é possível fazer quantas páginas mestras quiser. No caso de uma revista por exemplo, você pode fazer páginas mestras para cada seção com seu layout específico.

1. Depois de abrir seu projeto e configurar o tamanho das páginas, na aba lateral é só clicar na abinha “Pages”. Como você pode ver na Figura 1, ela é dividida, na parte superior se encontra o espaço das Páginas Mestras (Master Page) e no espaço inferior estão as páginas do seu projeto, com textos e afins.



2. Para criar a sua página mestra clique duas vezes na página que já esta disponível e nomeada como: A-master (Figura 2)



3. Nesta página mestra (A-master), no palco você pode começar a editar o layout com os objetos padrões, no caso da Figura 3, temos o rodapé com numeração e o título do projeto e também dois tipos de gravatas: uma para indicar o início da seção e outra para as demais páginas desta mesma seção. Note que não coloquei o título da seção, já que essa página será a mesma para todas as outras seções, o seu nome colocarei manualmente no decorrer do projeto, claro que isso fica a critério de cada um.



4. Quando a sua página mestra estiver pronta é só aplicar nas páginas do projeto onde os textos e imagens serão diagramados. Para fazer isso é só clicar na página mestra e arrastar até a página do projeto que você quer aplicar o layout padrão. Observe que a página do projeto ficará com a inicial A, da página mestra A-master.



5. Prontinho, agora seu projeto está com o layout padrão da página e você pode trabalhar à vontade na diagramação das informações. Na imagem a seguir os textos e imagens já estão diagramados em uma das páginas do projeto.



Obs.: Caso você queira criar outras páginas mestras click na setinha ao lado de “None”, um menu irá aparecer, clique em New Master (Figura 5). Irá aparecer uma outra janela, apenas renomeie e de ok.



Download do tutorial

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns mesmo!

Normalmente eu nem me dou o luxo de fazer um comentario sob algum post.. mas sua informação sob a Master Page esta de parabens..

Continue assim, esta de parabens!