segunda-feira, 7 de julho de 2008

Al-Qaeda usa cada vez mais novas tecnologias

Seguindo a tendência mundial de popularização da internet, a rede terrorista tem tirado proveito desse meio de comunicação em massa para coordenar suas ações em todos os cantos do globo.

Agentes de segurança da Alemanha têm notado uma atividade crescente da Al-Qaeda no país, visando recrutamento e treinamento de potenciais terroristas que falem a língua alemã, conforme afirmou um oficial do Ministério do Interior daquele país.

"Nós temos percebido claramente que a al-Qaeda faz uso da Internet para três propósitos — radicalização massiça, recrutamento e divulgação de informações sobre como efetuar um ataque terrorista, incluindo fabricação de dispositivos explosivos" disse Stefan Paris, porta-voz alemão em declaração ao USAToday

Além da crescente presença na rede mundial de computadores, terroristas marcam presença produzindo vídeos com qualidade de documentários, arquivos para iPods e propaganda de celular. Em média, a cada 3 ou 4 dias, um novo áudio ou vídeo dos comandantes é publicado.

Alta tecnologia também é empregada nos vídeos gravados por Osama Bin Laden. Acredita-se que o processo se inicie com a escolha de um cinegrafista de confiança para fazer a filmagem, em seguida esta é salva em cartões de memória que percorrem caminhos pouco ortodoxos e passam por várias mãos para despistar sua localização, até chegarem ao ponto final, onde são enviadas a um site protegido por senha a partir de um cyber-café. Notebooks e laptops ultraportáteis e de última geração, como os Sony Vaio, e câmeras de vídeo top de linha fazem parte da produção.

Sobre o fracasso em barrar a disseminação do terror, Robert M. Gates, Secretário da Defesa dos EUA, declarou ao Washington Post : "é vergonhoso que a Al-Qaeda tenha se saído melhor do que a América em difundir sua mensagem na Internet".

via:geek

Nenhum comentário: