sábado, 19 de julho de 2008

Apple e Acer disputam 3º lugar em mercado de PCs

Segundo pesquisa feita pelo Gartner Group, Apple e Acer estão praticamente empatadas no mercado norte-americano de computadores, atrás apenas da Dell e da HP.

A pesquisa do Gartner aponta aumento de 38% nas vendas da Apple em um ano, e é a terceira nos EUA, enquanto que a Acer está na quarta posição com uma diferença de apenas 60 mil máquinas.

Outro instituto de pesquisas, o IDC, posicionou a Apple em quarto lugar. O IDC avaliou as vendas apenas no segundo trimestre, período em que a Apple vendeu 2 mil computadores a menos que a Acer - também um número bastante próximo.

Outra peculiaridade dos números da pesquisa é que o crescimento de Apple e Acer é muito maior do que as duas primeiras colocadas, HP e Dell.

Segundo o site AppleInsider, enquanto a Apple cresceu os 38% divulgados, a Dell cresceu 11,9% e a HP 5,6%.
Se a tendência continuar, é possível que Apple e Acer ultrapassem as rivais em um futuro próximo - embora a Dell ainda possua uma participação respeitável, com 31,9% do mercado, enquanto a Apple abocanhou "apenas" 8,5%.

Para o site da revista norte-americana PC Magazine, ambas as pesquisas (Gartnet e IDC) consideraram apenas as vendas de PCs de mesa, notebooks e servidores de rede, deixando de fora dispositivos de mão.

Ainda segundo a revista, os cinco maiores fabricantes mantiveram suas posições quando se considera o mercado global de PCs. A Apple, que possui uma penetração bem menor no mercado fora dos Estados Unidos, não é mencionada. Entretanto, está mostrando um crescimento digno de nota em alguns países como o Japão, onde vendeu 130 mil unidades no primeiro trimestre de 2008.

Fonte: Adnews

Nenhum comentário: