quarta-feira, 16 de julho de 2008

Como manipular o fogo no Photoshop

* Artista: Fabio Lody (www.fabiolody.blogspot.com)
* Descrição: Manipulando o fogo no Photoshop.
* Software ultilizado: Photoshop CS3 em Inglês.
* Grau de Dificuldade: 7,5
* Ao som de: Nickelback - Rockstar

Acho importante estudarmos e endermos um pouco mais sobre o fogo. Dessa maneira, teremos condições de recriarmos de maneira fiel a realidade.
Fogo é uma mistura de gases a altas temperaturas, formada em reação exotérmica de oxidação, que emite radiação eletromagnética nas faixas do infravermelho e do visível. Desse modo, o fogo pode ser entendido como uma entidade gasosa emissora de radiação e decorrente da combustão.



1º Passo: Para criarmos um efeito realista, nosso primeiro passo, sem dúvida, é conseguirmos uma boa foto. Se a foto for tirada já com a aplicação de tal efeito em mente, isso facilita muito nosso trabalho. No meu caso, foi exatamente isso. Tirei a foto já pensando em utilizá-la em nossa série de efeitos (utilizarei sempre a mesma para mostrar que podemos criar qualquer efeito com uma foto boa).

2º Passo: Após tirarmos a foto, precisamos pensar como será aplicado o efeito. Isso é que nos dá a veracidade do efeito aplicado. Não podemos simplesmente criar aleatoriamente alguma coisa. No caso desses efeitos, gosto de calcular corretamente tudo o que irá acontecer. Minha idéia era a simulação de uma chama saindo da minha mão - como no filme quarteto fantástico, eu teria poderes similares ao do tocha humana - . Nesse momento eu faria apenas minha mão incandescer e pegar fogo sem que atingisse minha roupa. Além disso, eu preciso criar alguns reflexos nas regiões próximas à chama como nas referências que mostrei a pouco.

3º Passo: Clique sobre a ferramenta pen tool.



continuação da matéria:
http://imasters.uol.com.br/artigo/9403/photoshop/manipulando_o_fogo_com_o_photoshop/

3 comentários:

Andréia Lino disse...

tem selinho pra vc no MUNDO A FORA

Eliana disse...

Perfeito este tutorial e super bem explicado,Vc se supera a cada publicação Lody!

Parabéns!

E obrigado por dividir com a gente coisas tão magnificas!

Um grande abraço.

Fabio Lody disse...

opaa vou olhar o mundo a fora agora! obrigadoo!

E Eliana, muito obrigado por curtir meu trabalho e pelos elogios!

abrçç