quarta-feira, 16 de julho de 2008

Novo sensor fotográfico chega a 50 megapixels

A Kodak anunciou um novo sensor CCD, responsável pela captura de imagens em câmeras digitais, que pode elevar a qualidade da fotografia para 50 megapixels.

O KAF-50100 equipará câmeras profissionais e permitirá que imagens de até 8.176 x 6.132 pixels de resolução sejam feitas. A Kodak ilustrou a potência dizendo que se uma fotografia aérea for tirada com este sensor a 2,5 km de distância, ainda será possível identificar objetos pequenos, como um notebook, informou o site Digital Trends.

O sensor ainda traz recursos extras para menor tempo de captura, aumentando a velocidade de resposta do equipamento, menor consumo de energia e melhor fidelidade de cores. A página oficial do dispositivo ainda explica que o CCD possui um sistema que protegerá que imagens sejam danificadas em ambientes com alta luminosidade.

Mas esses super sensores não são unanimidade. Segundo críticos como o fotógrafo americano Ken Rockwell e o colunista David Pogue, do jornal The New York Times, a quantidade crescente de megapixels nos sensores digitais deve ser recebida com cautela. Nem todas as aplicações precisam de tanta resolução. Para a web, por exemplo, usa-se imagens de baixa resolução, e o uso de câmeras com muitos megapixels pode se tornar incômoda devido às posteriores reduções que a imagem precisa sofrer. Outro problema seria a qualidade das lentes: um sensor com muitos megapixels pode realçar os defeitos de lentes muito ruins. Rockwell preparou um artigo discorrendo sobre o assunto. Pogue fez experiências e inquiriu leitores de sua coluna. Corroborando as opiniões de Rockwell e Pogue, o jornal The New York Times fez outro teste, imprimindo um pôster com resoluções de 13, 8 e 5 MP e perguntando ao povo na rua se conseguiam notar a diferença entre eles. Dentre centenas de entrevistados, apenas um conseguiu identificar corretamente os pôsteres - mas a pessoa em questão era professora de fotografia. O teste no New York Times pode ser lido em aqui.

O KAF-50100 começará a ser produzido em massa apenas no último trimestre de 2008.

via: geek

Nenhum comentário: