domingo, 13 de julho de 2008

Usuários do Flickr poderão vender suas fotos

A comunidade fotográfica Flickr e o site Getty Images, que vende imagens e fotos para veículos de comunicação, firmaram uma nova parceria que permitirá aos usuários cadastrados no serviço venderem seus próprios cliques.

Conforme noticiou o site TG Daily, a novidade ainda não está no ar, mas deverá ser integrada ao serviço em breve, e consistirá em uma comunidade especial para fotógrafos selecionados. A princípio administradores da Getty Images vasculharão a base fotográfica dos usuários e convidarão alguns deles para a comunidade. Depois, a seleção das imagens será feita e colocada para venda, com o lucro sendo dividido entre a vendedora e o fotógrafo.

A novidade é certamente uma boa chance principalmente para a base de fotógrafos amadores, porém competentes, que disponibilizam suas fotos online. Para que a parceria funcione será necessária a assinatura de um contrato em que o usuário confirma ser o proprietário dos direitos da foto vendida, bem como promete o envio das imagens em alta resolução, noticiou o Webware.

No passado, alguns usuários encontraram problemas com o uso de suas fotos para fins comerciais sem qualquer pagamento ou aviso de que isto estava acontecendo, confusão acontecida graças ao licenciamento "Creative Commons", padrão do portal. Depois de diversas notificações a respeito desta "brecha", muitos usuários modificaram as licenças de uso de seus trabalhos. Com a novidade, agora será possível receber por criações.

Um guia com perguntas e respostas sobre a parceria pode ser visto em flickr.com/help/gettyimages

via: geek

Nenhum comentário: