segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Intel e Yahoo! promovem internet na TV

O Yahoo! anunciou na última quarta-feira que está direcionando esforços no que aposta ser o novo meio de acesso à rede mundial de computadores: a TV. Por outro lado, a fabricante de chips faz o que sabe fazer: chips. Estes possibilitariam o acesso sem o uso de outros aparelhos, como os set-top box.

Segundo informa o Geekzone, após as más sucedidas negociações de compra pela Microsoft, a Yahoo! parece estar tentando seguir com o barco e detectar tendências para se manter no mercado da internet. Dentre elas está a utilização do aparelho televisor como meio de acesso à rede. Assim, a empresa anuncia que criará uma versão do Yahoo! Widget Engine para permitir a criação de conteúdos a serem disponibilizados nesta nova mídia. A aplicação deve criar um novo conceito de propaganda na TV jamais visto, como afirma o CNet.

A nova versão deverá se chamar Widget Channel e será muito parecida com a já utilizada para construir os widgets, que são pequenos "pedaços" de código, mas totalmente funcionais, e que permitem exibir notícias e outros serviços, por exemplo. Com isso a empresa pretende abranger uma audiência de milhares de pessoas através de vários meios de comunicação, podendo vir a criar no futuro próximo um novo mercado de marketing, segundo afirmou Patrick Barry, vice-presidente da divisão da "TV conectada".

Neste cenário a empresa vem buscando parcerias para promover a tecnologia. Uma delas pode ser com a Intel, que segundo o Engadget vem investindo no desenvolvimento de um chip, o Media Processor CE 3100 ou Canmore, que seria integrado às novas TVs de alta definição para permitir o acesso à internet. A estratégia passaria por cima do mercado de set-top boxes, os adaptadores necessários para se ter a funcionalidade em televisores mais "antigos".

A primeira demonstração ocorreu, como mencionado, nesta quarta-feira no Intel Developer Forum em São Francisco, onde Eric Kim, gerente geral do grupo Digital Home da Intel exibiu em uma TV dotada de um dos novos chips, widgets monitorando leilões no eBay, usando a ferramenta Twitter ou acessando fotos no Flickr.

Esta atitude entre duas grandes empresas representa uma manifestação real da tendência da convergência para a interoperabilidade entre a Internet, a TV e os vários dispositivos eletrônicos disponíveis no mercado, notada em todo o mundo.

via: geek

Nenhum comentário: