terça-feira, 26 de agosto de 2008

Intel fala sobre futuro da robótica

Durante uma palestra na IDF (Intel Developer Forum), Justin Rattner, CTO da fabricante, especulou o futuro da robótica e de novas tecnologias, em rápido avanço nos dias de hoje.

Segundo o site Digital Trends, Rattner afirmou que acredita que em 2050, homens e máquinas terão o mesmo poder de raciocínio, e que a Intel já examina futuras interfaces homem máquina e quais melhorias podem ser feita no campo do raciocínio e percepção do mundo físico dos robôs.

Para Rattner, a velocidade do avanço da tecnologia cresce em uma taxa exponencial e as máquinas poderão até mesmo ultrapassar os homens na capacidade de raciocínio. A informação pode assustar, principalmente graças à ficção científica, que sempre trouxe temas como máquinas inteligentes dominando a raça humana.

O CTO também explicou que cientistas da Intel trabalham em pequenos robôs, de codinome "catom", que estão sendo estudados para receber mais de um tipo de programa. Os "catoms" seriam fabricados a partir de material mutável, podendo assumir inúmeras formas dependendo do uso. Por exemplo, um computador poderia encolher a si mesmo para ser transportado ou guardado ou mesmo ampliar-se quando em uso. Já um telefone celular poderia se adaptar ao ouvido de seu usuário.

Outra pesquisa seria a Wireless Resonant Energy Link, WREL, uma tecnologia que pode colocar finalmente a transmissão sem fio de energia elétrica em prática, dispensando para sempre o uso de fios elétricos.

Entre outros pontos abordados na conferência estiveram dispositivos de controle neural, que detecta ondas cerebrais para traduzir comandos para uma máquina, o que permitirá no futuro, entre outras coisas, jogos mais avançados, conforme noticiou o site The Inquirer.

via: geek

Nenhum comentário: