quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Tecnologia pode ser nociva aos jovens, diz estudo


Um novo estudo veiculado em uma recente publicação de medicina americana culpou aparelhos tecnológicos como iPods e videogames à falta de sono adequado entre jovens, aumentando a chance de problemas de coração e pressão alta na fase adulta.

Segundo o The Inquirer, o estudo mostrou que adolescentes entre 13 e 16 anos que dormem menos de 6 horas e meia por noite têm chance três vezes e meia maior de desenvolverem problemas de pressão alta, ligados à problemas do coração na fase adulta.

Em uma busca por um provável culpado pelos períodos de sono cada vez menores, a Clínica de Distúrbios do Sono da Universidade de Cleveland, em Ohio, Estados Unidos, acusou os celulares, os gadgets de música e computadores com jogos como os vilões da história.

Segundo o site The Sydney Morning Herald, para o estudo foram examinados os hábitos de 238 adolescentes e é esta a primeira vez que problemas de pressão sangüínea são relacionados ao sono de jovens.

Susan Redline, autora da pesquisa, diz que os jovens que dormem menos perdem parte da noite enviando mensagens de texto ou ouvindo música e, ao acordar após um curto período de descanso, vão para a escola. "Adolescentes precisam de nove horas de sono", comentou Redline.

Para a professora, os resultados podem ter implicações sérias nas medidas de saúde pública e os pais precisam prestar atenção na qualidade de sono da sua família, estabelecendo horários regulares para dormir e ambientes quietos e escuros para a hora de descanso.

via: geek

Nenhum comentário: