segunda-feira, 1 de setembro de 2008

YouTube recebe recurso de closed caption

O YouTube agora oferece um recurso disponível em diversos canais televisivos atualmente, o "closed caption", legendas que facilitam a compreensão de um vídeo transmitido.

Segundo o site Webware, as legendas podem ser enviadas simultaneamente com o vídeo ou cadastradas posteriormente. Por não serem inseridas diretamente no vídeo, é possível ao espectador ativá-las ou desativá-las a qualquer momento, e ao criador cadastrar legendas em diversos idiomas para um mesmo vídeo.

Para o site TechCrunch a novidade é uma boa jogada não apenas para trazer mais facilidade à vida de espectadores estrangeiros, como também para criar um modo de busca diferenciado nos vídeos e ampliar a possibilidade de venda de anúncios.

A novidade, entretanto, está disponível apenas no portal e não funciona para vídeos inseridos em blogs e outros sites. Ainda não há previsão de inclusão do recurso em versões portáteis do site, como a do aplicativo para iPhone.

Muitos canais já estão usufruindo da funcionalidade, entre eles a CNET, o MIT e a BBC. Nos vídeos que já tenham recebido legendas, os visitantes verão então um pequeno botão com a sigla CC que, quando clicado oferece as opções de idiomas para as legendas.

via: geek

Nenhum comentário: