terça-feira, 19 de agosto de 2008

3G - Uma breve explicação

Nove entre dez geeks contam os dias para a chegada do Iphone 3G no Brasil, com seus respectivos nomes nas listas de espera de operadoras. Mas na prática, o que significa mudar a atual rede para o 3G, qual a real vantagem dessa mudança?

O 3G, ou no caso do Brasil, WCDMA veio para substituir o 2 e 2,5G (respectivamente, GSM\CDMA\TDMA e GPRS\EDGE), de forma a oferecer serviços novos, tais como a videoconferência, streaming e VoIp (voz sobre Ip), bem como garantir maior velocidade e qualidade aos serviços já oferecidos no 2 e 2,5 G.


Continue depois do break para entender tudo sobre o que muda, como funcionará na prática e o futuro

O que muda
Na tecnologia TDMA (Time Division Multiple Access - Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo, na qual o GSM também é baseado), as informações são transmitidas por divisões de tempo, ou timeslots. Os timeslots consistem na divisão de uma determinada frequência em intervalos de tempo, sendo cada intervalo de frequência dedicado á uma conversação específica.

Enquanto isso, na tecnologia CDMA o foco é a encriptação de dados. Nela, dados de diferentes conversações trafegam num mesmo intervalo de frequência, mas com codificações que só podem ser lidas pelo emitente ou pelo destinatário da informação.
A encriptação dos dados no CDMA permite uma maior quantidade de usuários simultâneos, e garante uma melhor performance no que diz respeito à entrega e taxa dos dados trafegados.

Na prática
Com o 3G, os serviços de banda larga tornaram-se mais atrativos para a telefonia, pois sua taxa de transmissão de dados passou dos míseros 26-40 Kbps do GPRS (então bastante utilizado nas mensagens de texto e transações de companhias de cartões de débito e crédito) para a faixa de 128Kbps - 10Mbps . Com este aumento considerável de performance, as operadoras puderam incluir em seus serviços o streaming: podcasts, vídeo e TV disponíveis como um aditivo aos demais serviços móveis já conhecidos.


Panorama Atual
Segundo a 3G Americas, hoje há no Brasil cerca de 200 mil assinantes 3G, em meio ao total de 130 milhões de usuários do serviço de telefonia móvel. A previsão é de que esse número de assinantes cresça num ritmo ainda mais acelerado com a a disponibilização do Iphone, homologado recentemente no Brasil, mas ainda sem data prevista de lançamento. Enquanto isso, as vendas de celulares 2G vão perdendo a força num ritmo ainda lento, mas com grande tendência a serem superadas pelas vendas de 3G em 2009.

Futuro
O LTE (Long-Term Evolution) e o WiMAX (Worldwide Interoperability for Microwave Access - Interoperabilidade Mundial para Acesso de Microondas) são os mais cotados como representantes da tecnologia 4G. Consistem em redes sem fio de alta velocidade, com uma maior taxa de transmissão (taxa nominal de 75Mbps, para o caso do WiMAX).

Atualmente, há redes WiMAX funcionando no Brasil para pequenos núcleos (como o caso de algumas instituições de ensino em Minas e no Ceará), assim como em vários países; enquanto o LTE encontra-se em fase de testes pelas operadoras Vodafone, Verizon, China Mobile, AT&T, entre outras.

via: eupodo

Nenhum comentário: