quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Aumenta o número de blogueiros presos

Erick Schonfeld, editor do site TechCrunch escreveu um artigo bastante interessante alertando para o crescente número de blogueiros que vem sendo presos ao redor do mundo. Em apenas um ano, o número subiu de 10 para 35 pessoas. Embora a maior parte de pessoas que foram presas por expressarem sua opinião tenha acontecido em regimes opressores como China, Egio e Arábia Saudíta, também há casos de censura na França, Estados Unidos, Grécia e Canadá. Ele chegou inclusive a fazer uma planilha onde lista todos os 64 casos conhecidos, dizendo o motivo da prisão, o ano e o país.

Tenho que dizer que boa parte dos presos não passam de escória humana e acabaram detidos por pedofilia, terrorismo e racismo, contudo, é possível ver casos onde o sujeito foi preso por criticar a religião ou política local, por falar sobre a prisão de outros blogueiros (será que corro risco?) e outros nem satisfação foram dadas.

Um dos casos mais conhecidos foi o do americano Josh Wolf que permaneceu na prisão por quase um ano por ter filmado um protesto em São Francisco e ter se negado a entregar o material perante a corte. Boa parte da repercussão deste caso se deve ao fato de que Wolf se tornou o jornalista que permaneceu preso por mais tempo na terra do Tio Sam.



via:meiobit

Nenhum comentário: