quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Webcam mais distante da Terra tira fotos de Marte

Após ser utilizada para confirmar a separação da sonda européia Beagle da nave principal, a webcam Mars Express Visual Monitoring Camera foi deixada em estado de espera até o final do ano passado.

"Entediados" com a subutilização do equipamento, os cientistas do projeto resolveram reativá-la e empregá-la para obter algumas imagens de Marte.

Agora, após quase um ano de operação, a câmera teria gerado um volume de imagens suficiente para levar aos pesquisadores da agência espacial européia a pedir ajuda para fazer todo o processamento. O site Gizmodo apresenta uma transcrição do pedido, onde além da ajuda com a manipulação das fotos, é requisitada também a ajuda com a interpretação do material obtido: "O que você vê? Que parte da superfície de Marte está sendo mostrada?" As peguntas, contudo, parecem requerer que o "ajudante" conheça um pouco sobre o planeta para que sejam respondidas.

O dispositivo, porém, não passa de um equipamento normal, para o consumidor comum. Ou seja, seus dados não são elegíveis para uso científico, o que não impede que as fotos tiradas forneçam belas imagens de Marte para o público comum. Mesmo na área científica, ainda é possível utilizá-la para, se não captar imagens, pelo menos monitorar as mudanças clímaticas ou de outra natureza.

Segundo conta o DiscoverMagazine, as imagens da câmera mostram Marte de uma forma que não pode ser vista da Terra. Por exemplo, uma imagem do planeta em "quarto crescente" ou até mesmo animações de sua rotação e a mudança dos padrões climáticos.

As imagens, tanto as já processadas quanto as que ainda se encontram em formato RAW estão disponíveis na página dedicada à missão no site da European Spacial Agency.
via: geek

Um comentário:

Andréia Lino disse...

carca muito coisa interessante por aki.adorei as novidades!

\o/

bjos ótimo fim de semana