quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Quase 90% dos funcionários de TI roubariam senhas

Um estudo conduzido pela firma de segurança Cyber-Ark com 300 profissionais da área de TI em uma feira na Europa indicou que, se demitidos, 88% dos funcionários considerariam roubar senhas e dados confidenciais da empresa.

Os resultados do estudo, batizado de "Trust, Security and Passwords" (na tradução algo como "Confiança, Segurança e Senhas"), mostram o que poderia ser um grande risco para as empresas. Nove entre dez funcionários estariam dispostos a prejudicar seus empregadores caso se sentissem lesados.

Um terço dos entrevistados disse que capturaria a lista de senhas dos usuários da rede, um problema sério para qualquer infra-estrutura de TI, noticiou o site Ars Technica.

Embora os dados sejam alarmantes, o site Gizmodo, afirma que o estudo deve ser olhado com cautela, já que foi produzido por uma firma especializada na defesa de dados internos e o alarmismo costuma ser uma ferramenta de marketing bastante convincente. Mesmo assim, embora os números possam ser exagerados, o problema existe e não pode ser ignorado.

Nenhum comentário: